Artigos

Talentos humanos, por Prof. Dr. Robson Paniago

13/01/2009 19:30

Administrar é a arte de gerir pessoas e fazer com que as mesmas se superem a cada dia e possam desenvolver seus talentos.O bom administrador é aquele que contrata apenas pessoas melhores do que si, pois não tem medo de formar uma equipe que seja um "dream team" (time dos sonhos).

Lidar com pessoas não é fácil e nem significa estar em área de conforto. Muitas pessoas acham que tem uma área de talentos humanos, mas na verdade tem um DP (Departamento de Pessoas) que aponta falta, faz os pagamentos e nunca lidou com desenvolvimento.

Talentos necessitam atenção, dedicação e nem todas as empresas querem e desejam treinar e desenvolver as pessoas. Mais fácil deixá-las ao relento e apenas cobrar resultados.

Resultados requerem pessoas com Chá: Competências, habilidades e atitudes. E para se ter isso necessário se faz treinar, treinar e treinar e desenvolver, desenvolver e desenvolver. Os grandes jogadores só são grandes porque treinam muito o que vão fazer em campo e fazem isso acompanhado de pessoas capacitadas a ajudá-los a dar o seu melhor. Isso serve para o futebol como para as empresas, é com uma grande metáfora da vida...

Não adianta ser competente e ter uma inteligência de Einstein se não consigo relacionar-me com as pessoas. Até pouco tempo ter QI (Quociente de Inteligência) era fundamental para ascender nas organizações.

Hoje mais do que QI tenho que ter QE (Quociente Emocional) para saber lidar com minha inteligência e com as outras pessoas. Atitude então é uma coisa fundamental no nosso País. Temos que ousar e ser mais éticos e comprometidos com valores e cultura organizacional. Aliás, a cultura é fundamental para que os valores, crenças, e jeito de ser da organização seja diluído por todos que fazem parte da mesma. A cultura é o termômetro da temperatura da organização.

Além da cultura temos que observar o clima organizacional e saber como as pessoas se sentem dentro da mesma. Saber se a temperatura está quente ou fria é fundamental para lidar com pessoas nas organizações. E pessoa tem sentimentos, medos, angústias e dúvidas. Elas não são robôs e sim seres humanos que pensam, agem e se relacionam o tempo todo e, para lidar com os mesmos, precisamos conhecer de sentimentos e desejos.

Empresas que têm marketing, produção e finanças bem ajeitadas não conseguem manter essa qualidade se as pessoas não estiverem motivadas e qualificadas para sua continuidade. Existem empresários que no primeiro sinal de crise (momento pelo qual passamos) demitem sem dó e nem piedade. Mal sabem que estão esgarçando o tecido da confiança e da fidelidade.

Não estamos falando de fidelidade canina, mas sim de empresas que tratam seus talentos como pérolas a serem lapidadas, tratadas e aprimoradas. Afinal, ninguém nasce feito e talento humano é uma jóia rara e fina. Empresários que tratam seus funcionários como crianças recebem respostas de crianças e se trata como adultos terá o mesmo tratamento. É uma equação simples e direta.

Pessoas são como flores: se bem tratadas exalam perfumes e respondem com mais perfume e se são tratadas mal mostram os espinhos e cortam na carne. Talentos humanos devem demonstrar que todos na empresa, seja de que área for, são responsáveis pelo desenvolvimento e melhoria do grupo. Saber trabalhar em equipe e resolver os problemas de maneira coletiva é fundamental e de suma importância nos dias atuais. As empresas necessitam de pessoas criativas, inovadoras e ousadas. E empresas vivem de resultados, principalmente os financeiros, por isso as pessoas são importantes, pois são elas que ajudam na busca do mesmo.

Prof. Dr. Robson Paniago é Doutor em Ciências Empresariais pela Universidad Del Museo Social Argentino e Sócio-diretor da CONSULTEE - Soluções Tecnológicas, Empresariais & Educacionais -(www.consultee.com.br), Poeta, Escritor, Palestrante, Professor de graduação e pós da Uni Anchieta e FGV. Autor dos livros: Administração & Poesia (2002), TGA - MADE IN BRAZIL (2006) e um cap. de Estudar e Aprender (2008). E-mail: robson.paniago@fgv.br / robsonpaniago@consultee.com.br

voltar

IMEC - Instituto de Apoio a Ações Mercadológicas, Educacionais, Empresariais e Econômicas
Av. Romualdo Galvão, 703 - Ed. Trade Center - Sala 705, Lagoa Nova, Natal/RN
CEP: 59056-100, fone/fax: +55 84 3201 0582, e-mail: imec@imecbr.com.br